quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dia da Amamentação!!!


Dia da Amamentação!!!

 Está acontecendo, hoje, 16/08, na Clínica da Família Felippe Cardoso a Comemoração da Semana Mundial da AMAMENTAÇÃO.
No espaço OTICS acontece o Seminário sobre Amamentação coordenado pela Dra. Rosane Rito. No 2º. andar - Shantatala com a orientação da sra. Esmeralda.  No 1º. andar está acontecendo, também Grupo de Gestantes de Puericultura.

Quando a mulher engravida se posiciona no mais sublime estado. Está gerando um pequeno ser que em breve estará em seus braços para acalentar e amamentar. Mas a espera por esse momento a faz refletir e sentir a importância da sua nova vida, onde um pequeno bebê vai passar a fazer parte constante nela.

Por ficarem muito mais sensíveis, algumas mulheres deixam transparecer através de frases e mensagens o que estão sentindo, e o quanto está sendo importante esse momento para elas. 



Esse é o momento mais sublime na vida de uma mulher, que após os nove meses, sofre com dores sorrindo, a espera de seu filho perfeito gerado em seu ventre. Quando a mulher decide ser mãe, ela entra em estado de graça e acalenta seu ventre a espera incessante, transbordando de amor para dar, sem querer nada em troca, apenas satisfeita com o calor de seu filho em seus braços. Até que chega a hora de dar à luz..


Amamentar deve ser um prazer para mãe e filho



 A amamentação não deve doer. Se doer, a pega no peito e/ou a posição do bebê estão incorretas. O bebê provavelmente está pegando só o mamilo (bico do peito). Para evitar dor e/ou fissuras algumas dicas devem ser seguidas em relação à pega e a posição.

Pega
·                         Boca bem aberta
·                         Lábios virados para fora. Fica parecendo uma boca de “peixe” , principalmente o lábio inferior
·                         Bochechas redondas
·                         Língua acoplado em torno do peito (pode-se ver a língua, afastando-se o peito rapidamente com o dedo)
·                         Mais aréola sendo vista acima da boca do bebê (toda  ou quase toda a aréola deve estar na boca do bebê)
Posição
·                         Mãe relaxada e confortável
·                         Corpo do bebê virado para o da mãe, barriga com barriga, bem próximo e de frente para o peito
·                         Cabeça, pescoço e corpo do bebê em linha reta
·                         Queixo do bebê tocando o seio
·                         Nariz do bebê tocando ou próximo ao seio
·                         Nádegas apoiadas
·                         Oferecer toda a aréola e não apenas o bico do peito

 Não é preciso comer doce para estimular a produção de leite. Para ter leite é preciso estimular a aréola vária vezes ao dia. Não há comprovação científica que alimentos e líquidos como doces, comidas de milho e cerveja preta, por exemplo, aumentem o volume de leite
 Para ter muito leite basta amamentar toda vez que o bebê desejar, o tempo que ele desejar. Quanto mais o bebê mama, desde que com uma pega correta, mais leite é produzido. Na aréola, existem terminações nervosas que levam a liberação das substâncias responsáveis pela produção e saída do leite. Quanto mais se estimula a aréola , mais leite é produzido


 “A força da maternidade, é maior que as leis da natureza”. (Barbara Kingsolver)




   
  
- “A maternidade tem o preço determinado por Deus, preço que nenhum homem pode ousar diminuir ou não entender”. ( Helen Hunt Jackson)


Grupo de SHANTALA realizado na Clinica da Família Felippe Cardoso

SHANTALA, é uma massagem para bebês. Proveniente da Índia, foi trazida para o ocidente no inicio dos anos 70 por F. Leboyer, renomado obstetra francês, precursor do parto natural. Em uma viagem à índia, quando visitava uma casa de caridade em Calcutá, Leboyer encontrou uma mulher de nome Shantala, massageando seu bebê. Percebeu muitos benefícios, esta massagem poderia trazer relação entre mamães e bebês e incorporou – a  ao seu trabalho com o nome de Shantala,  iniciando sua divulgação no ocidente.

Benefícios da SHANTALA

Quando o bebê esta no útero materno esta protegido pela parede uterina e envolvido em liquido. Ao nascer precisa se sentir protegido pela mãe. A massagem que se inicia a partir do primeiro mês, retoma as sensações agradáveis e harmoniosas intra-uterinas. Proporciona o equilíbrio geral, melhora o desenvolvimento psicomotor e o relacionamento mãe e filho(a). indicado também para cólicas, insônia e agitação. 





















 Grupo de Puericultura das equipes: Uanapu, Caracol, Vila Cruzeiro, Aparecida, Penha e 3 Reis.

 




 Mamães e bebês da Equipe Uanapu


Mamães da equipe Uanapu que trouxeram seus filhos para participar. Pedro Daniel (mãe - Vanísia), Kaua Alleson (mãe - Carmelita), Luiz Gustavo (mãe - Michele), Lucas do Carmo (mãe - Girlene) e José Luiz Jr (mãe - Angélica).